28 de jul. de 2010

O 1º “Saloon” Automóvel no
.
Rio de Janeiro



e

.

o Palácio dos Desportos
.
em Lisboa







O jornal “O Globo” traz hoje um artigo muito interessante. O jornal completa amanhã, 29 de Julho, 85 anos e decidiu fazer uma crônica sobre acontecimentos no Rio de Janeiro, nessa época.
Entre 1 e 16 de Agosto de 1925 realizou-se aqui a Primeira Exposição de Automobilismo. Foi um sucesso!




Aproveitaram-se para o evento os Pavilhões de Portugal e Espanha que tinham sido construídos para a Exposição do Centenário da Independência do Brasil, e desde essa época desocupados!


O "Pavilhão" de Portugal na Exposição do Centenário
do Brasil


A Ford fez a maior festa: apresentou uma linha de montagem do seu Model T, que desmontou no fim da Exposição, mas assim mesmo, em 17 dias, montou algumas dezenas de carros! Além disso foi ela que usou o maior espaço de exibição com uma bonita coleção de outros modelos.






Diz o jornal que o navio que trazia os “aristocráticos” Hispano-Suiza se atrasou!

Um "aristocvrático (e carissimo!) Hipano-Suiza


Mas lá estavam entre outros os “Voisin”, da fábrica francesa Avions Voisin que nessa época eram também carros de luxo.


Os "Voisin" - Voitures de Rois !

A General Motors fez uma bela propaganda dos seus caminhões!

O caminhão GMC, carregado com duas toneladas de areia !


Pouco tempo depois, em 1929 o pavilhão de Portugal, construído com sobre estrutura metálica, foi desmontado e transportado para Portugal, reconstruído em Lisboa, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, e chamado Palácio das Exposições. A sua abertura deu-se em 3 de Outubro de 1932 com a Grande Exposição Industrial Portuguesa.Em 1946 foi adaptado para ser o Pavilhão dos Desportos, onde se disputou, em 1947, o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins – que Portugal venceu – e em 1984 trocou de nome para Pavilhão Carlos Lopes,


O bonito Palácio dos Desportes com seus azulejos

Este edifício, projetado pelos arquitetos Guilherme e Carlos Rebello de Andrade e Alfredo Assunção Santos, foi primeiramente construído no Brasil para a Grande Exposição Internacional do Rio de Janeiro, que abriu a 21 de Maio de 1923.Ainda me recordo de ter visto nesse Pavilhão, em Lisboa, talvez em 1940 ou 41, uma exposição com os prêmios que o jornal “O Século” – que Deus haja – mostrava ao público, e que seriam sorteados quando terminasse um concurso com figuras que se recortavam do seu jornal! Lembro-me que o primeiro prémio era um avião! Muito sonhei que esse avião me havia de sair!
E eu nem tinha idade para jogar!

N.- Imagens do jornal "O Globo" e do bolg "Lisboa Antiga"

28-jul-10

Nenhum comentário: