26 de ago. de 2008

Apresentação


Amigos!

Este deve ser o quarto ou quinto site ou blog que crio. O problema é que passado pouco tempo ou esqueci o nome do mesmo ou deixei de saber a "tecnologia" para mexer nele!
Agora com a ajuda de um cientista (um dos meus netos de 11 anos) parece que serei capaz de manter este.

O nome. Porquê ZUKUMUNA ?

Primeiro para não cair no trivial chamando-o, por exemplo "polémicas", "maledicências", "grito de revolta", etc.
Estes títulos cheiram a má disposição, o que geralmente não acontece comigo ou indicariam uma pressuposta obrigação de sempre falar mal de algo.
Assim a escolha caiu em ZUKUMUNA.
Palavra de origem angolana, da língua Cokwe, ou Tchokwe, ou Quioco, ou... qualquer outra grafia que lhe queiram emprestar.
Significa: "arremessar, atirar ou lançar com força (pau ou coisa semelhante" de acordo com o Dicionário Cokwe-Português do Pe. Adriano Barbosa, e vem bem a propósito das intenções dos textos que me ocupam o tempo: lançar com força, para longe e para perto, para o máximo de gente, críticas, descrições de belezas naturais, contos e outras histórias - normalmente verdadeiros, que o tempo e a inspiração me permitam divulgar.
Como em todos os blogs aqui haverá lugar para comentários. O comentário é muito importante para quem escreve. Ajuda a corrigir, a melhorar, e sobretudo a manter o blogueiro mais humilde para não se arriscar a levar muita bordoada!
Os meus textos do Brasil ______ vão passar a sair neste blog.
De vez em quando sairá uma ou outra ilustração, que aqui se chamará "imagem".
Para estréia vai a minha "chipala", para aqueles que não me conhecem, e para os que conhecem não esquecerem (!); é um auto-retrato já com meia dúzia de anos em cima, mas que...
Desta vez não deixarei de avisar quando houver novidades a ler e... comentar.
Abraços a todos

Francisco G. de Amorim

27-08-2008

7 comentários:

Gustavo Mutran disse...

Excelente! Adorei o nome!
Aqui vai um ponto de brasilidade, para não ficarmos apenas na Africa:
"Ele atirou
Ele atirou ninguém viu
Ele atirou
Ele atirou ninguém viu
Seu Sete Flechas é quem sabe
Aonde a flecha caiu..."

Sucesso nesta empreitada
Abs

Unknown disse...

Parabéns! Já está nos "Favoritos"
Tó PM

Henrique Salles da Fonseca disse...

BRAVO!
Bela iniciativa e nome estupendo.
Conte com as minhas visitas regulares.
Grande abraço,
Henrique Salles da Fonseca
http://abemdanacao.blogs.sapo.pt/

Estudo Geral disse...

Abraço à vela. Boa navegação. Bons ventos de marear.

António d'Oliveira Martins disse...

Cá estou eu, Francisco.
Como é bom ter um Neto de 1 anos que ainda tem o complicador desligado e a criatividade em ambiente de pureza.
Obrigado pela sua ideia de criação do Blogue. tenho a certeze de que valerá a pena

Inácio Rebelo de Andrade disse...

Caro Francisco,
Aqui de Portugal, do Monte Estoril, envio-te os meus parabéns pelo teu blog. Cinco Estrelas!
Um abração do
Inácio

Nádia disse...

Francisco,
Parabéns pelo Blog, da-nos a oportunidade de aprender um pouco mais.
Um brande abraço amigo.