28 de ago. de 2008

Os Cokwe ou Tchowe ou Txocue ou Quicos

Caixas de rapé
Cadeira de soba

Na introdução deste blog, fala-se dos Cokwe ou Txocue como se toda a gente os conhecesse! Muitos sabem muito sobre eles, outros talvez nunca tenham ouvido sequer o nome. Aqui uma modesta, modestissima apresentação.
Um dos povos mais destacados de Angola, a sua origem, como a maioria dos povos africanos, é bastante obscura.
A sua língua pertence ao grupo bantu, e sendo naturais da Província da Lunda, nordeste de Angola, expandiram-se pelo centro até ao sul do país, ocupando áreas importantes na Província do Bié e entre os Ganguelas.
É seguramente o povo com maior acervo artístico, com admiráveis esculturas e alegres pinturas parietais, e rico em lendas e tradições.
Regime social baseado no matriarcado, deles terão saído os valentes jagas, que dominaram o que veio a ser o reino N´Gola.
Consta ter sido o primeiro povo a dominar a tecnologia do ferro, donde virá o nome n'Gola, ferreiro, o que fez dele um povo de guerreiros e conquistadores.
É na sua região, na Lunda que se encontra a maior exploração de diamantes de Angola.
Em cima dois desenhos do grande antropólogo e artista José Redinha de quem tive o prazer de considerar também como amigo, tirados do seu livro "Album Etnográfico - Portugal - ANGOLA"

3 comentários:

Inácio Rebelo de Andrade disse...

Quem fez uma tese de doutoramento sobre este povo, os seus costumes e a sua arte foi o Mesquitela Lima, Professor da Universidade Nova Lisboa.
Vale a pena ler.
Inácio FRebelo de Andrade

Inácio Rebelo de Andrade disse...

Uma informação a acrescentar sobre o comentário feito: a tese do Professor Mesquitela Lima está escrita em francês e julgo que esgotada presentemente.
Inácio Rebelo de Andrade

gm disse...

nice blog