16 de mar. de 2009


Era o vinho meu bem...
era o vinho...

Os livros sobre vinhos são sempre muito bem acolhidos, sobretudo quando despretensiosos, de preço compatível, isto é ao alcance da maioria das bolsas, mesmo em época de crise e, por muito que cada um se julgue apreciador ou entendido em vinhos, há sempre alguma coisa que é novidade.
Nesta caso trata-se de livrinho, bilíngue, português e inglês, e português de Portugal, já o que seu título inequivocamente denuncia: “112 Conselhos para perceber de vinhos”! Se fosse edição brasiliana seriam conselhos para entender de vinhos!
Mas isso em nada desmerece este aconselhador. Linguagem simples, clara (precisa e concisa, como rezavam os manuais de comunicação militares há... mais de meio século!), e alegres ilustrações, a Maria João de Almeida, jornalista e grande especialista em vinhos, nos dá neste livrinho (em tamanho, só) uma série de dicas que, mesmo eu, bebedor desde também há mais de meio século (não admira!) achei oportunas e muito úteis.
Aqueles menos versados nas artes de Baco, encontram aqui um magnífico auxiliar para mais condignamente receberem os seus convidados e, acima de tudo, melhor poderem apreciar o mais antigo, e melhor, néctar do mundo.
Em Portugal, no Brasil e países anglofonos.
Parabéns à Maria João e... vai um copo à sua saúde! E à minha.
do Brasil, por Francisco G. de Amorim
16 mar. 09

Nenhum comentário: