16 de mar. de 2009

O gênio, imbatível, do carioca

O Rio é, sem qualquer dúvida, ainda, a mais bonita, espetacular, simpática, cidade do mundo.
Tem assalto e homicídio a toda a hora, parece não ter governo ou administração que se interesse, a fundo, pela solução dos seus problemas, mas o Rio não perde a beleza, nem o carioca de gema perde o seu bom humor, a sua simpatia, o seu jeito de viver alegre e tirar partido de tudo que a sua imaginação fértil e sensacional criatividade lhe “propõe”!
As escolas de samba, um espetáculo único de cor e vida, é invenção carioca e hoje o grande cartaz mundial do Rio.
Mas... lá está a ausência de disciplina e administração, e então o carioca “quebra” o galho!
Todos os anos os órgãos de informação reclamam de falta de sanitários públicos onde o folião possa, depois de passar a noite a pular o Carnaval e a beber cerveja, tirar toda aquela “água do joelho”! E vá de fazer contra qualquer árvore, poste, esquina etc. Se não fizer isso, os desgraçados/as, apertados e já a caminhar de joelhos encostados, e que só tem esses três dias de liberdade total... irão parar ao hospital!
Este ano um dos gênios cá da terra resolveu um pedacinho, unzinho só, desse imenso problema: montou na borda do passeio, e em cima duma sarjeta uma barraca (toda a decência é pouca!) e cobrando cinquenta centavinhos a cada “apertado/a... aliviou um monte de gente e levou para casa mais uns “reais” que certamente lhe deram muito jeito!
Viva ele!
E os alugadores de cadeiras, toldos, etc. nas praias?
No começo da Barra tem outro gênio! Aluga cadeiras a 2 reais cada, toldos, mesas, vende bebidas geladinhas que são o refrigério de quem gosta de se tostar no calor “amoroso” das lindas praia do Rio, e ainda fornece um balde para que os fregueses depois de saíram da água e atravessarem o areal até às cadeiras, lavem os pés!
Como chamar o “fornecedor” quando se quer uma bebida ou um petisco fica difícil, e gritar, na praia, não adianta, o nosso gênio, conhecido como Russo, fornece a cada freguês um espelho! Para que? Para com o reflexo do sol acertar na cara dele ou do seu colaborador que imediatamente ficam a saber quem os está a chamar! O atendimento é impecável e rapidinho! Genial, né?
E ainda fornece um “extra” para os clientes VIPs: o balde para carregar água até a entrada do carro, para tirar a areia dos pés, que o cliente pode deixar na calçada. O retorno é com ele que o manda buscar!
Se tudo isto não fosse mais do que suficiente para deixar qualquer um beirando a entrada do céu, o Russo ainda recebe o pagamento com o cartão VISA.
Só no Brasil! Só carioca.
Vocês aí, que moram longe, o que estão esperando para vir ao Rio?
Tem mais: se lhe faltar dinheiro para ficar num hotel, ou se beber muito e esquecer o nome do hotel, tem já um exemplo digno de anotar na agenda da viagem. Há dois dias no Hospital Miguel Couto, um dos principais hospitais de atendimento a urgências e acidentes do Rio, de manhã uma enfermeira perguntou a um homem, de uns 30 anos, deitado numa maca, como se estava sentindo. – Muito bem! Eu não tenho nada. Entrei ontem aqui para dormir no ar refrigerado. Agora já posso ir embora, mas primeiro deixa eu tomar café, sim?”
Deviam ser nomeados, respectivamente, ministros da saúde, do turismo e da habitação!
Brilhante!
por Francisco G. de Amorim
16 mar. 09

Um comentário:

Abel Machado d'Oliveira disse...

Uma única palavra: maravilhoso! E que tecnica para fazer o xi-xi!